Etapa 3
Conceito
Após fazermos alguns rascunhos, testar e tentar diferentes ideias,criamos as formas, testamos as cores e fazemos a composição final.
Há algumas regras que dezemos respeitar:
Simplicidade
- O logótipo não precisa de explicar a atividade, afinal a Nokia não é um telemóvel e a Porsche não é um automóvel.
- O logótipo deve ser fácil de descrever e não ter nada desnecessário.
- Não usemos efeitos especiais, sombras, reflexos e brilhos.
- Pode ter imagem e o nome da marca
Versatilidade
- O logótipo deve estar preparado para ser usado em diferentes suportes, tais como cartões-de-visita, painéis publicitários, folhetos e t-shirts, por exemplo. Deve ainda ter cores e contraste que permitam a sua leitura em fundos brancos e pretos, usar poucas ou apenas uma cor.
- Deve ser reconhecível quando invertido, espelhado ou redimensionado.
Ser original porque uma marca não é somente um logótipo, é algo em que confiamos e nos inspira. Há alguns anos, Portugal tem sido invadido por uma quantidade enorme de lojas que o que fazem, no fundo, é criar produtos idênticos a nível de design e vendê-los a um preço mais baixo. É muito comum vermos tênis semelhantes aos da Nike, mas que na verdade têm uma qualidade inferior.
Este tipo de negócio tem um problema: jamais estas lojas serão capazes de criar uma marca.
Quando olhamos para um ténis, iremos sempre associar à Nike e nunca à loja em que foi comprado.
Agora sim, temos a imagem final para o site, mas calma porque ainda não terminou.
Há outro passo: a análise final, verificar se conseguimos o impacto que desejávamos junto da cliente. Boa, fomos contratados.