Agora que sabemos a metodologia para criar um logotipo (o processo de criação de um logotipo), vamos ver como colocá-la em prática.
Problema
Esta é uma empresa nova e precisa de um logótipo especialmente feito para o seu website.
Briefing
“Nós vamos iniciar uma empresa virtual chamada X. Vamos oferecer diversos serviços. Queremos um logotipo bonito e ousado, com um símbolo que mostre o tipo de negócio que nós temos. A única preferência de cores é o encarnado. O logotipo será usado no website, mas talvez precisemos de o utilizar noutros suportes também”.
Criando marcas
Quando uma empresa cria uma marca para um produto, determina a sua "personalidade". A criação de uma marca que seja de reconhecimento imediato e encarada de forma positiva é o objetivo final. Criar uma marca envolve uma combinação de componentes, como a cor, o estilo e a imagem visual para distinguir dos produtos da concorrência. O desenvolvimento dos logotipos, slogans e etiquetas são todas maneiras dos comerciantes comunicarem uma marca específica.
Slogans
Um dos métodos mais efetivos para criar uma marca é o uso de slogans. As empresas frequentemente identificam uma característica específica que diferencia os seus produtos dos demais. O slogan tornou-se um componente chave em todos os esforços do marketing, inclusive a embalagem. Por exemplo, a Nike tem um marketing efetivo tanto no logotipo quanto no slogan "Just do it" (Apenas faça) com uma marca facilmente reconhecível.