O processo de criar um logotipo (ou qualquer projeto de design) é baseado em alguns passos principais:
Problema > Briefing > Pesquisa > Conceito > Desenvolvimento > Apresentação > Análise Final
O cliente tem um problema de comunicação, a sua empresa, produto ou serviço precisa de comunicar visualmente as suas ideias e tornar a marca conhecida.
Para entender as necessidades do cliente, fzemos um briefing, que é a documentação com todas as informações relevantes sobre o projeto: pequena descrição da empresa/produto/serviço, o que querem mostrar ao cliente (tradição, modernidade, qualidade, preços baixos etc.), quem é o seu público/cliente, as suas preferências de cores e formas e quaisquer outras especificações que possam ajudar na construção do conceito.
Devemos pesquisar empresas parecidas juntando o máximo de informação que pudermos.
Visitar o cliente e conversar com outras pessoas, perguntar o que pensam sobre o nosso cliente, é uma boa maneira de verificar se as pessoas têm a imagem desejada pela empresa.
Agora podemos começar a ter ideias e definir o conceito do logotipo: a linguagem que vamos usar para fazer o logotipo.
É então o momento de pegar no lápis e papel, e não em frente de um computador, para começar a desenvolver o sinal gráfico que irá traduzir o conceito.
Não podemos deixar fugir nenhuma ideia, por isso é bom ter diário gráfico e levá-lo para onde formos.
Com o logotipo finalizado, ilustrado, vetorizado e colorido, é a altura de apresentá-lo ao cliente.
Temos de ter cuidado com o que dizemos, explicar o conceito, os símbolos, a tipografia e as cores. Os comentários do cliente sobre o logotipo, são importantes porque podemos precisar de fazer algumas alterações.