Processo
Por embalagem podemos entender o conjunto dos elementos materiais que, embora não façam parte do produto, são vendidos com ele a fim de permitirem ou facilitarem a sua proteção, transporte, armazenagem e apresentação.
O designer deve conhecer a cultura da empresa, o produto e o comprador afim de projetar a solução mais adequada e cativante.
Imagem da empresa
A embalagem e a marca são criadas pela empresa, e embora estes sejam usados para comercializar produtos, acabam por confundir-se com a imagem porque a marca reflete a imagem que a empresa pretende projetar. Por exemplo, a IBM assume uma imagem corporativa mais conservadora, bem estabelecida, enquanto a Apple rotula-se como uma empresa moderna e de ponta.
Estas imagens refletem o mercado que a empresa identificou como cliente-alvo.
Ferramentas para embalagens
As cores, as fontes das letras, a descrição e os logótipos são as ferramentas que são utilizadas no projeto da embalagem. As empresas comercializam as suas marcas criando especificamente o "olhe e sinta" nas embalagens dos seus produtos.
Distinguem-se, basicamente, três grandes categorias de embalagem:
- Embalagem primária, aquela que contém cada produto e está em contacto direto com ele.
- Embalagem secundária, aquela que agrupa várias unidades e pode constituir uma unidade de venda.
- Embalagem terciária ou de transporte, aquela que acondiciona e permite transportar um certo número de unidades do produto para o seu destino.